Como Fazer um Bom Portfólio


Portfólio nada mais é do que uma galeria de projetos desenvolvidos por uma pessoa ou equipe.
O objetivo é permitir que outras pessoas, principalmente clientes em potencial, conheçam o seu trabalho, métodos e estilos. Apesar de que o termo portfólio costuma ser relacionado a área audiovisual, qualquer profissional de criação deve manter um, seja designerdesenvolvedor, escritor, jornalista, arquiteto, publicitário, engenheiro e até administrador. Independente se a sua empresa possui um portfólio, é extremamente importante que você tenha um pessoal.




Crie um Site Pessoal

Apesar de vivermos em um mundo digital com tantas opções de redes sociais, como Facebook, LinkedIn e até mesmo Orkut, é importante que o profissional tenha um site pessoal. Apesar de você poder colocar seu portfólio e outras descrições em redes sociais e serviços, deve-se ter um espaço próprio na web. Tanto pelo o simples fato da independência quanto para o Google indexar corretamente e compreender como conteúdo único e relevante.
Além disso, a criação de um site pessoal deixa claro os seus interesses, gostos e estilos. O ideal e que, se possível, também possa ter um blog profissional, onde você possa mostrar descrições e detalhes de projetos que você está participando. Claro que nem todos os profissionais possuem tempo ou são tão próximos à tecnologia para poder manter uma atualização constante. Mas é bom pelo menos uma vez por mês atualizar informando opiniões sobre palestras ou cursos que você frequentou, ou, até mesmo, sobre determinados eventos e lançamentos públicos de ferramentas ou técnicas que dizem respeito a sua área.

Esteja Presente em Redes sociais

Ser facilmente encontrado é fundamental para qualquer profissional que está a procura de novos projetos. Uma forma de ser manter público é através de redes sociais e microblogs. Porém as redes sociais precisam trabalhar junto com o seu site pessoal, deve ser usado como complemento. Ferramentas como o Twitter e Tumblr são interessantes para você poder criar atualizações rápidas e mostrar-se presente. Muitas vezes, quando o profissional passa muito tempo sem comentar pela web acaba sendo esquecido.
O Facebook é uma ótima ferramenta para divulgar o seu trabalho. Não somente através de páginas, mas no seu próprio perfil de usuário. É possível, por exemplo, criar uma lista de lugares onde você trabalhou que pode ser acessado por qualquer pessoa. É importante que, mesmo que você não queira divulgar coisas pessoas, configure o Facebook para que os álbuns sobre projetos e informações relevantes sejam colocados como público. Para isso, acesse as opções de privacidade no canto superior da sua página inicial na rede.
Outra rede social muito importante para profissionais é o LinkedIn. Na verdade ele é uma espécie de rede social de currículos. Um local onde pessoas da mesma área podem se encontrar e divulgar seus projetos, interesses e histórico. Além disso, ainda existe um incentivo a empresas para que cadastrem vagas fixas e ofereçam projetos freelancers. O LinkedIn permite que você vincule a sua conta seu blog e seu currículo e até mesmo uma rede social para portfólios… o Behance.

Behance Network

Behance é uma ótima rede social para divulgar trabalhos e criar seu portfólio corretamente organizado. Apesar de ser usado basicamente por designers, fotógrafos e ilustradores, pode ser usado para adicionar qualquer tipo de projeto. A principal vantagem do Behance é porque ele é mais do que uma simples galerias de imagens. Permite que você adicione dados sobre o projeto, que vai desde a empresa contratante aos matérias e técnicas que você usou. Cada projeto é tratado como uma (ou um conjunto) página única, corretamente organizada e personalizável.
Assim como o LinkedIn, empresas podem se cadastrar a procura de novos profissionais para contratação fixa ou por projeto. Ainda é possível se conectar a outros profissionais através de seguir, círculos, grupos e redes. Ou seja, dá para se organizar com a divulgação de projetos que foram feitos em conjunto ou com parceria.
Uma outra vantagem bem interessante acerca do Behance é a mobilidade. Para usuários de iPhone, iPad e iPod touch  existe um aplicativo que permite você sincronizar todo o seu portfólio do Behance, devidamente descrito, no seu aparelho. Isso é muito útil para quando você vai a uma reunião e precisa apresentar seu portfólio ou até mesmo quando você está em uma cafeteria e sem querer esbarra com uma pessoa que pode ser seu cliente em potencial! Apesar de estar sendo desenvolvida, ainda não há data oficial para o lançamento de uma versão para Android ou outra plataforma.



Organizando Corretamente o seu Portfólio

Quando eu estava iniciando na carreira de design eu ficava muito apreensivo sobre como apresentar o meu portfólio, se deveria imprimir, carregar comigo em um pasta, organizar no site em categorias ou deixar tudo junto numa mesma área. De certo, isso vai depender da suaprofissão e tempo de serviço.
Primeiramente, carregar consigo uma pasta cheia de projetos impressos não é mais útil para ninguém, independente da sua profissão. Hoje, é fundamental que um profissional que precisa manter um portfólio tenha sempre em suas mãos um tablet, ou pelo menos um smartphone. Mesmo que não seja com iOS (da Apple), é possível manter  grupo com as imagens relevantes do seu trabalho.
Em um site, evite organizar em grupos, a não ser que você trabalhe em um estúdio de design especializado em diversas áreas, ou trabalhe com algo que realmente contenha muitas variações de conteúdo, mas sempre deixe uma imagem relevante. Não necessariamente você vai precisar possuir um portfólio dentro do seu site pessoal. Ele pode se rum link para o Flickr, o Behance ou até mesmo o Facebook. O importante é que com um único clique a pessoa interessada possa achar tudo o que quer saber.

Seja Fácil de ser Encontrado!

Na semana passada, eu estava procurando o número do celular de uma pessoa que eu queria que me ajudasse em um projeto freelancer. Olhei no Facebook da pessoa e nada, no Twitter, nem tinha site pessoal e nem mesmo assinava os emails com o número. De forma que eu não consegui o contato com essa pessoa.
É óbvio que colocar dados pessoais demais em redes sociais pode ser perigoso. Mas contanto que você não ostente demais, não há problema nenhum com isso, ao contrário, é necessário. Seu telefone, email, dados em geral devem ser facilmente encontrados pela internet. Talvez somente digitando o seu nome o Google já retorne informações importantes. Se você é daqueles que não gosta de misturar a sua vida pessoal com trabalho, simplesmente compre um outro aparelho celular, desses de 50 reais mesmo, somente para atender ligações de negócios. O que não pode é deixar de conseguir um projeto pelo o simples fato de não ser encontrado. Ah… e dê outras opções de contato também, como Skype ou Windows Live Messenger.

Concluindo

É óbvio que ter um bom portfólio é uma questão de apresentar bons trabalhos. Mas a apresentação desses projetos precisa ser um projeto a parte. Na prática, o seu portfólio fará parte dele mesmo! Tudo o que eu falei aqui hoje precisa de um pouco de dedicação. Então reserve um ou dois dias por mês para se preocupar com isso, organize seus trabalhos, suas redes sociais. Se não tem, compre ou arrume um dispositivo mobile para se manter sempre conectado e atualizado. Use as mídias sociais como agregador do seu trabalho e esteja sempre presente e fácil de ser localizado.
Para resumir tudo: Mostre-se e Demonstre-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...